terça-feira, 23 de junho de 2015

Gincana Ecológica promove prova saborosa nos distritos de São Geraldo e Nova Brasília


Você sabia que cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia e que mais de metade desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos? Os dados são do Instituto Akatu, uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente.


Foi sobre esse assunto que os moradores de São Geraldo e Nova Brasília, distritos de Araruna, aprenderam um pouquinho mais durante a segunda etapa da Gincana Ecológica realizada pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) realizada no sábado, dia 20.



São Geraldo
Na parte da manhã, um grupo de moradores de São Geraldo se reuniu no salão paroquial da comunidade para assistir a uma pequena palestra dada pela bióloga Camila Cantarelli, que tratou sobre os 3 Rs da Sustentabilidade - Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Os participantes foram informados sobre ações práticas que podem contribuir para ajudar o Meio Ambiente, além de diminuir o custo de vida, reduzindo gastos com a economia de água e energia, por exemplo.

Eles ainda aprenderam sobre a separação de lixo, entre orgânicos e recicláveis e sobre a reutilização de muitas coisas que acabam sendo jogadas no lixo, inclusive alimentos.

Na primeira etapa da Gincana, os grupos haviam recebido uma tarefa: levar um caderno com receitas que utilizassem alimentos reaproveitados, como cascas e talos que acabariam sendo descartados no lixo, e um prato pronto para degustação dos participantes.

Para surpresa da equipe do PEA, cada equipe levou mais de um prato e todos deliciosos.


A equipe Mancha Verde preparou um chá com casca de abacaxi, cupcakes com casca de banana, bolo de laranja com a casca da fruta, bife salgado de banana e chips de casca de batata.

Já a equipe Araucária elaborou um pudim de pão “amanhecido”, uma torta de arroz e uma farofa com casca de abóbora.

No final, todos provaram os pratos e saíram convencidos que reutilizar alimentos realmente é uma excelente ideia. “Pesquisei na internet a receita do cupcake de banana e resolvi colocar as cascas na receita para experimentar, e deu certo. O sabor ficou muito bom”, comemora a estudante Myllena Bazzo, do grupo Mancha Verde.

Nova Brasília
Em Nova Brasília, Camila repetiu a atividade no período da tarde. A ação começou a com a palestra e em seguida os dois grupos apresentaram as receitas que foram pesquisadas e preparadas durante o intervalo entre a primeira e a segunda etapa da Gincana Ecológica.

O grupo Água Fonte de Vida preparou um doce feito com casca de laranja cristalizada e torta de mandioca recheada com talos de diversos vegetais, como cenoura e brócolis. “A atividade foi importante para a gente perceber que muitas coisas que eram jogadas no lixo podem ser usadas nas receitas”, comenta a estudante Déborah Yurazzi de Sant’Ana.

A equipe Preserve a Natureza – Lixo Vamos Reciclar fez pizza com massa de arroz cozido, bolinho com casca de batata, brigadeiro com casca de banana, cocada de cenoura com casca, suco de maça com casca e suco com casca de abacaxi.

Todas as receitas estarão disponíveis aqui no Blog em breve!
Vale a pena experimentar!

Confira os álbuns de fotos desta etapa da Gincana aqui (São Geraldo) e aqui (Nova Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário