segunda-feira, 18 de maio de 2015

Gincana Ecológica agita o final de semana dos distritos de Araruna

A dinâmica é composta de três etapas, cada uma trabalhará uma problemática ambiental 

O último sábado foi bem diferente nos distritos de São Geraldo e Nova Brasília, em Araruna. Os moradores saíram totalmente da rotina com a Gincana Ecológica que está sendo realizada pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”.


Em Nova Brasília as equipes se dedicaram para realizar as atividades

A atividade começou com uma orientação sobre o lixo. A representante do projeto, Camila Cantarelli, explicou para os moradores como os resíduos que são produzidos no dia-a-dia, como embalagens de alimentos, restos de comida, vidros e plásticos, devem ser descartados da maneira certa. “Caso o contrário eles podem agredir o meio ambiente e ainda causar problemas graves como doenças”, adverte a bióloga.

Na conversa, os moradores falaram também sobre os problemas que mais afetam a comunidade.

Ação
Após a orientação, os grupos apresentaram os nomes das equipes, os gritos de guerra e as suas mascotes. Em São Geraldo, onde a atividade foi realizada de manhã, a Gincana está sendo disputada pelas equipes Araucária e Mancha Verde. Em Nova Brasília, onde as provas foram período da tarde, os times foram chamados de “Preserve a Natureza- Lixo vamos reciclar” e “Água viva- fonte de vida”.

Moradores de São Geraldo se organizam para as provas
Na primeira atividade, os participantes passaram nas residências e nos estabelecimentos comerciais para sensibilizar os moradores sobre duas situações que ocorrem com frequência nos dois distritos: a queima de lixo no quintal e o lixo nas ruas.

Enquanto parte da equipe realizava a campanha de porta em porta, os outros integrantes dos grupos montaram apresentações teatrais sobre os mesmos temas, que depois foram encenadas para todos os participantes e para a equipe do projeto.

“Todos se dedicaram muito para fazer as atividades direitinho e está todo mundo bastante empolgado. Gostei muito do teatro, pois tivemos que colocar a criatividade para funcionar e todo mundo teve que participar, sendo assim um desafio para todos”, disse Jair Ceruti, agricultor que mora em  São Geraldo.

As atividades foram avaliadas nos quesitos originalidade, criatividade e fidelidade ao tema e contaram pontos. A Gincana ainda terá mais duas etapas, que serão realizadas nos meses de junho e julho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário