segunda-feira, 20 de abril de 2015

Projeto Estrada Boiadeira trabalha temas ambientais com trabalhadores do Lote 2

Os trabalhadores da Iccila, responsável pelas obras de pavimentação no Lote 2 da BR- 487/PR, participaram de uma atividade do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza” que tratou das Áreas de Proteção Permanente (APP).

Camila Cantarelli, responsável pelo PEA, explicou sobre a necessidade das APP após o desmatamento que ocorreu nos últimos 120 anos no Paraná. Atualmente temos menos de 10% da mata nativa. “O governo, consciente do desmatamento que estava ocorrendo, criou essas áreas que são intocáveis e fazem toda a diferença para a biodiversidade”, ressalta.



Benefícios 
Outros pontos importantes relacionados às APP’s são que elas preservam os recursos hídricos, além de impedirem erosões e deslizamentos. Quando se trata da fauna, elas ajudam a manter a biodiversidade criando corredores biológicos.

O tema trabalhado despertou a atenção dos participantes, pois mostrou a necessidade de se preservar essas áreas. “A palestra de hoje foi muito proveitosa, aprendemos que preservando a natureza, preservamos a vida como um todo”, afirma Antônio Rodrigues Costa, motorista de caminhão prancha.

Reserva Legal
Outro tema trabalhado na atividade foi a Reserva Legal, que é uma parcela do terreno que o proprietário de área rural deve, por exigência dos órgãos ambientais, deixar preservada. Na Amazônia, essa área é de 80% e, no Cerrado localizado dentro da Amazônia Legal é de 35%. Nas
demais regiões do país, a reserva legal é de 20%. A Reserva Legal garante que o uso da terra seja sustentável.

Doação de mudas
Como as obras no Lote 2 na BR-487/PR afetaram algumas árvores nativas, a Iccila doou mais de 10 mil mudas para a prefeitura de Tuneiras do Oeste, que serão distribuídas a agricultores locais.
A ação irá assegurar a biodiversidade local a partir do replantio dessas mudas.

Quer saber mais sobre APP e Reserva Legal? O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) tem uma cartilha que trata desses temas. Confira: http://tinyurl.com/ollb9f9

Nenhum comentário:

Postar um comentário