terça-feira, 11 de novembro de 2014

Conselho da Rebio é atualizado sobre andamento da obra no Lote 2 da Estrada Boiadeira


A obra no Lote 2 da BR-487/PR, especialmente o trecho que passa ao lado de quase nove quilômetros da Reserva Biológica das Perobas (Rebio), foi um dos principais assuntos da última reunião do Conselho Consultivo da Rebio (CORPE), que ocorreu na Câmara Municipal de Tuneiras do Oeste.




O engenheiro João Vinícius Sachet, responsável pela Supervisão Ambiental do empreendimento, fez uma apresentação aos membros do CORPE sobre o andamento da obra, mais especificamente sobre o trecho que passa ao lado da Rebio.

Sachet abordou a questão da faixa de domínio na área da unidade de conservação e a interferência do empreendimento na Reserva. Além disso, explicou sobre a instalação de passa-faunas em locais indicados pela própria chefia da Rebio.

Outro tema tratado durante a apresentação foi a colocação de cerca de 400 metros de cerca junto aos passa-faunas para direcionamento dos animais e a instalação de refletores de luz nos locais onde o relevo não permite a colocação daqueles dispositivos.

“Esse tipo de informação é muito importante para o Conselho porque precisamos ter conhecimento do que está ocorrendo na área da Rebio, assim podemos rever conceitos e tomar decisões com base em dados atuais”, comenta Odair Siqueira, analista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Londrina.

Vídeo
Ao final da exposição do engenheiro ambiental, os membros do CORPE assistiram ao vídeo institucional produzido pelo Programa de Comunicação Social (PCS) do projeto sobre as atividades realizadas na área de influência da obra pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), responsável pela Gestão Ambiental da rodovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário