segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Férias na Boiadeira: Crianças de Tuneiras do Oeste se divertem com brincadeiras educativas


As crianças de Tuneiras do Oeste tiveram um dia bem movimentado na sexta-feira, dia 24. Os pequenos participaram de várias atividades com foco em lições ambientais organizadas pelo projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza, promovido pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). 



O evento, que recebeu o nome de “Férias na Boiadeira”, foi aberto ao público e ofereceu várias atividades gratuitas. Nas brincadeiras educativas, as crianças participaram aprenderam sobre os animais silvestres que vivem na Reserva Biológica das Perobas, localizada no município de Tuneiras do Oeste e desenharam e pintaram sobre questões ambientais como poluição de rios, queimadas e desmatamento, que são problemas como os quais elas convivem na região. 

De forma descontraída, os participantes também ficaram sabendo que existem diversos tipos de lixo e aprenderam um pouco mais sobre reciclagem. “O tema é bastante abordado na sala de aula, mas fica na só na conversa. Aqui eu vi que cada lixo tem que ser jogado em uma lixeira diferente. Tem para metal, para papel e até lixo que não recicla. Aprendi isso brincando e foi mais fácil”, conta Pedro Henrique, de 12 anos, que mora em Cianorte e está passando as férias na casa da avó.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Araruna. O projeto é uma ação da gestão ambiental do trecho e conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas para os trabalhadores da obra, professores e comunidade das cidades que compõem a área de influência do empreendimento. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário