sexta-feira, 19 de abril de 2013

Oficina do Programa de Educação Ambiental discute segurança do trabalho no Oeste do PR



Cerca de 35 trabalhadores das obras de pavimentação da BR-487, entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, no Paraná, participaram de uma oficina sobre segurança do trabalho na última quinta-feira (18).  O grupo pode falar sobre equipamentos e outras medidas para evitar acidentes durante a obra. As orientações foram passadas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, e pelo técnico de segurança do trabalho Edison Nogueira Bissaco.

Na oficina em Tuneiras do Oeste, o grupo tirou dúvidas e apontou situações que podem gerar riscos no ambiente de trabalho. O motorista Carlos Alexandre Aparecido Gomes, 26 anos, disse que irá repassar as orientações aos colegas e cobrará deles o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Faço parte da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) e já tinha uma noção sobre segurança no trabalho, mas a oficina serviu para fixar e lembrar a importância de tomar cuidados na obra”, disse.

Para o técnico de segurança do trabalho Edison Nogueira Bissaco, da empresa executora da obra, reunir um grupo para discutir exclusivamente o tema é uma oportunidade única. “O aproveitamento é muito maior em uma oficina. É uma oportunidade para que eles possam falar sobre situações que presenciaram e sobre suas dúvidas. Pretendemos melhorar este treinamento na obra”, afirmou.

O engenheiro ambiental do ITTI/UFPR João Sachet completa que, pelo grupo ser formado por trabalhadores terceirizados, a dificuldade de a empresa executora repassar conhecimentos de segurança no trabalho é ainda maior. Por isso, a importância da oficina oferecida pelo PEA, um dos programas do ITTI, órgão responsável pela gestão ambiental da obra neste trecho da BR-487.

Na avaliação da professora Sônia Haracemiv, coordenadora da oficina, a participação dos trabalhadores foi muito boa assim como a colaboração do técnico de segurança do trabalho. “Recursos audiovisuais e o estímulo à participação facilitam na memorização do conteúdo”.

Projeto
“Estrada Boiadeira – sonho que se realiza” é um projeto desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). E realiza a gestão ambiental na BR-487/PR, entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste.

Programa de Educação Ambiental (PEA)
O PEA auxilia a população e os trabalhadores envolvidos nas obras supervisionadas pelo ITTI. Passando, por meio de oficinas e palestras, conceitos ambientais para que entendam como aquele projeto e tudo o que acontece entorno dele irão melhorar a sua qualidade de vida.

ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura(ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos e outros modais. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial do espaço, questões socioambientais e uso de recursos naturais.

Um comentário:

  1. ÓTIMA OFICINA, FOI MUITO PRODUTIVA.
    AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE DA ITTI, FICO ADISPOR.

    EDISON NOGUEIRA BISSACO
    TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

    ResponderExcluir